terça-feira, 19 de setembro de 2023

 


CNN Brasil reformula  telejornal e muda até o nome 

             Divulgação: CNN Brasil 

Canal de notícias tenta emplacar telejornal 

Mateus Silva:

A partir de segunda-feira, "O Grande Debate" programa apresentado  por Luciana Barreto passará se chamar "Brasil Meio-dia", que irá ter nova roupagem, no visual, nas vinhetas, paleta de cores e pacote gráfico. 


O cenário do ‘Brasil Meio-Dia’ será novo, de acordo com a nova identidade visual da CNN Brasil, ou seja, o canal de notícias contará com um novo visual na sua logo.


CNN Brasil dá prosseguimento à estratégia de fortalecimento do seu DNA hard news, na tentativa de se aproximar a Jovem Pan e GloboNews no horário, ao abrir mais espaço para cobertura política e econômica com análises qualificadas e informações exclusivas. Sob este prisma, o canal lança seu novo jornal para o horário do almoço, das 12h às 14h. “Brasil Meio-Dia” estreia no dia 25 de setembro, sob comando de Luciana Barreto, e será transmitido de segunda a sexta-feira, ao vivo. A data também marca o lançamento do novo on air da CNN Brasil. 

 

O “Brasil Meio-Dia” terá como principal característica a abrangência nacional, com giro de notícias pelo país, além das análises de política e economia. Basília Rodrigues, Iuri Pitta, Fernando Nakagawa e a recém-contratada Jussara Soares serão os analistas do novo telejornal, que representa a constante busca do equilíbrio e relevância de análises, bem como a agilidade e dinamismo na transmissão dos fatos mais importantes do dia.
 

Comunicado da CNN Brasil: 

“O novo jornal ‘Brasil Meio-Dia’ chega para coroar esse momento de validação de nosso conceito de jornalismo ancorado nas premissas do equilíbrio, da relevância e da agilidade”, afirma Virgilio Abranches, Vice-Presidente de Conteúdo, Operações e Jornalismo da CNN Brasil. Ele salienta as diretrizes que norteiam a abordagem jornalística da empresa: “A CNN Brasil é construída com base em qualificação, mantendo sua relevância com a busca de fontes confiáveis, com agilidade e em ritmo fluido”. 


Nesse contexto, Virgilio destaca o grande desafio de manter a atenção geral da audiência sem uso de linguagem apelativa. “Ser uma válvula para a polarização é um caminho mais fácil e rápido para melhores números, mas nós diferenciamos nosso produto ao levar uma mensagem sustentada pelo bom senso, sem arroubos de emoção. O equilíbrio é falar com responsabilidade, seriedade e respeito sobre todos os assuntos”, ele completa.    


Marca forte do canal desde o seu lançamento, “O Grande Debate” seguirá na grade em novo horário, ainda a ser divulgado, com formato mais dinâmico. Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo serão os debatedores nesta próxima fase, com mediação do jornalista Leandro Magalhães, que está também à frente do “CNN Arena”.


Novo Visual:

Um pacote gráfico totalmente renovado entra em cena nesta etapa, com a proposta de endossar na tela a concepção de uma CNN Brasil mais dinâmica e atenta aos acontecimentos que pautam as transformações em vigência no Brasil e no mundo, do amanhecer até o fim do dia. 


A nova paleta de cores toma como referência os tons da natureza e uma modulação que reflete as nuances da luz ao longo do dia, da aurora até o entardecer, passando pelas cores vivas do sol a pino e pela chegada da noite. 


Estudada milimetricamente para se conectar ao conteúdo do canal, a reforma visual inclui novas linhas geométricas, tarjas, tipologia e demais elementos presentes na tela, todos brindados com novos contornos. 


A nova identidade visa a dar mais reconhecimento para a programação, com cada atração tendo seu pacote visual desenvolvido de acordo com o conteúdo. Novas vinhetas de 5 segundos entram em cena para endossar a percepção de movimento e agilidade.


Fruto do trabalho da equipe local de Creative Services da CNN Brasil, o novo on air look segue em consonância com o padrão alinhado pela marca CNN, uma das maiores grifes mundiais em matéria de jornalismo.


Mudanças: 

Todas as inovações coroam uma nova fase na CNN Brasil, marcada pelo retorno da jornalista Thais Herédia, a chegada de novos talentos, como a analista Jussara Soares, o comentarista Pedro Venceslau e a analista de economia Debora Oliveira, além da transferência da repórter Julliana Lopes, de Brasília, para São Paulo.


Nesse contexto, cabe ainda listar a efetivação de Raquel Landim na apresentação do “CNN 360°”, a estreia de Tainá Falcão e Gustavo Uribe na apresentação do novo telejornal vespertino, "Bastidores CNN" e a transferência de titularidade do “CNN Novo Dia” para Carol Nogueira na apresentação, assim como a chegada de Stêvão Limana no comando do “CNN Manhã”, na rádio e na TV, ao lado de Nicole Fusco. Por fim, mas não menos importante, o canal celebra a contratação de Clarissa Oliveira para o time de especialistas em coberturas política e econômica, a partir de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário